Como economizar ao pedir empréstimos?

Esteja você solicitando um empréstimo pessoal pela primeira vez e queira saber como aumentar suas chances de ser aprovado ou já tenha sido rejeitado por credores antes, este guia pode ajudá-lo a entender como obter financiamento com sucesso.

Se você já foi rejeitado para um empréstimo antes, isso não significa que você não poderá solicitar um empréstimo no futuro. Motivos comuns de rejeição incluem histórico de crédito ruim ou limitado, pedido de uma quantia superior à sua capacidade de pagamento ou mesmo algo tão simples como cometer um erro em seu pedido de empréstimo.

Em muitos casos, eles são facilmente corrigidos. Porém, mesmo que a correção exija mais esforço, quanto antes você começar a resolver quaisquer problemas potenciais, mais cedo poderá acessar o financiamento de que precisa.

Dicas importantes para se inscrever com sucesso em um empréstimo pessoal

Revise suas finanças

mão operando calculadora

Antes mesmo de solicitar um empréstimo, certifique-se de que precisa dele. Se você puder pagar o que deseja comprar sem tomar um empréstimo, talvez seja melhor fazê-lo adiando a despesa e planejando a longo prazo o acúmulo de dinheiro suficiente para realizá-la.

Considere economizar ou perguntar a amigos e familiares se você pode pedir dinheiro emprestado, se tiver opção, antes de fazer um empréstimo. Lembre-se que as taxas de juros cobradas são proporcionais ao risco de não recebimento do valor pelo banco. Então se sua situação financeira já está complicada, planeje, se organize, troque dívidas caras com juros altos por outras mais baratas (com juros menores) antes de contrair uma nova dívida para custear um consumo imediato, evitando que sua vida financeira se torne uma bola de neve.

Verifique sua pontuação de crédito

mulher preocupada olhando notebook

A sua pontuação de crédito tem um grande impacto no seu pedido de empréstimo e no seu sucesso ou não. A sua pontuação de crédito informa os credores sobre o risco que o empréstimo representa para eles, que é como eles decidirão quanto estão dispostos a emprestar a você e se estão dispostos a emprestar a você.

Quanto mais alta for sua pontuação de crédito, maior será a probabilidade de sua solicitação de empréstimo ser aceita e melhores condições você receberá. Os bancos de empréstimos reservam suas melhores ofertas para aqueles com excelentes classificações de crédito.

Pesquise o mercado de empréstimos

Ao escolher um empréstimo pessoal, faça pesquisas extensas para entender quais opções estão disponíveis para você no mercado de empréstimos.

Antes de entrar em contato com seu banco ou outro provedor de empréstimo, entenda que tipo de empréstimo está procurando, as taxas de juros que pode pagar e o prazo em que poderá reembolsar confortavelmente o capital emprestado e quaisquer juros acumulados.

Analise as opções disponíveis para obter o dinheiro que precisa. Considere alienar fiduciariamente um veículo para conseguir levantar o dinheiro necessário ou pedir um empréstimo com consignação em folha de pagamento. Empréstimos com garantia real (tendo um bem de seu patrimônio assegurando o pagamento da dívida) tendem a ter taxas de juros menores do que empréstimos sem garantia.

Verifique atentamente sua solicitação de empréstimo ou financiamento

O menor erro ou discrepância em seu pedido de empréstimo pode resultar em dificuldades ou mesmo rejeição. Certifique-se de inserir todas as informações com a maior precisão possível, incluindo seu endereço, data de nascimento e e seus dados pessoais como renda, estado civil e situação de emprego para permitir o andamento do seu pedido.

Avalie se há a possibilidade de composição de renda (somar a sua renda com a de outro familiar residente no mesmo imóvel) para conseguir melhores taxas de juros ou um valor maior disponibilizado para atender à sua necessidade.

Espaço para pedidos de crédito

Fazer muitos pedidos de crédito em um curto período de tempo pode enviar sinais de alerta aos credores. Isso ocorre porque os aplicativos de crédito deixam uma marca visível no relatório de crédito do consumidor.

Uma verificação de crédito profunda geralmente é realizada por um credor quando você envia seu pedido e revelará ao credor todos os detalhes em seu arquivo de crédito. Isso inclui como você administrou dívidas no passado e quaisquer pagamentos perdidos além de pedidos rejeitados por outras instituições financeiras. O credor usará essas informações para decidir se você é um risco que vale a pena, ao considerar se deve emprestar a você ou não.

Quanto mais verificações de crédito que um credor vê em seu arquivo em um curto período de tempo, mais improvável será que eles lhe emprestem, pois seu desejo de crédito enviará sinais de alerta sobre sua capacidade de administrar suas finanças com responsabilidade.

Encontre o empréstimo certo para você

homem mostrando notas de dinheiro

Lembre-se de que as maiores taxas de juros estão atreladas a menos exigências e garantias. Portanto, veja se você se qualifica para um empréstimo com consignação em folha, ou com garantia real, estude alienar fiduciariamente seu veículo ou hipotecar sua casa.

No entanto, antes de tudo isso é importante verificar se o empréstimo é mesmo imprescindível. Lembre-se que o dinheiro será liberado muito brevemente, mas as parcelas para pagá-lo perdurarão por um longo período de tempo. Assim, avalie se não é possível planejar melhor a realização daquela despesa e se ela é mesmo necessária.

Caso o endividamento seja inevitável, compare os empréstimos oferecidos pelas diferentes instituições financeiras e encontre o mais adequado à sua situação. Existem alguns sites e aplicativos que comparam os diferentes aspectos como prazo, taxas de juros, etc. e lhe fornecem um relatório que pode embasar sua decisão. De posse desses dados, solicite o empréstimo mais adequado para você.

Para mais conteúdos sobre educação financeira, continue em nosso blog. Não se esqueça de deixar um comentário relatando sua experiência com alguma instituição financeira que tenha sido relevante.