Filmes sobre traders: aprenda com o cinema!

O mercado está fechado, é domingo, e não há razão para você não se divertir. Além disso, os filmes sobre o mercado financeiro, além de contar histórias baseadas em fatos reais, demonstram e são capazes de nos ensinar algumas técnicas que funcionam (e outras que não funcionam) para aumentar nossos lucros e melhorar nossa performance nos investimentos. As pessoas nas quais se baseiam essas histórias normalmente foram vanguardistas e descobriram alguma inovação no sistema que as levou ao sucesso ou à ruína.

Então, por que não assistir a um bom filme financeiro ou drama do mercado de ações durante seu tempo de inatividade? Garanto que vai valer a pena não só pela diversão proporcionada pelo filme mas também pelo aprendizado com as situações ali narradas. Aqui está uma lista com algumas ótimas opções que podem até ser educacionais e, no mínimo, interessantes.

1. A Corporação (2003)

poster filme a corporação

Um filme brilhante que demonstra a ascensão ao topo de uma grande corporação. O filme é uma investigação psicológica aprofundada do conceito jurídico de uma empresa. 

A corporação pode comprar propriedade e tem propriedade e direitos legais. Este filme faz você começar a se perguntar as questões importantes, como: Se a corporação é como uma pessoa, qual é o estado mental desse indivíduo? Esse indivíduo é útil para a sociedade? Este é um filme de negociação absolutamente imperdível.

2. Wall Street (1987)

poster filme wall street

Outro grande thriller de Oliver Stone, que coincidentemente fez o filme como uma homenagem ao pai, o corretor da bolsa, Lou Stone. É interessante saber que mesmo antes de o filme ser filmado, Stone viajou para os andares de ações e se debruçou sobre os elementos sutis da linguagem do corretor e a inovação usada por eles. 

Wall street é um clássico cult do comerciante, que gira em torno de uma relação pai-filho e fornece ao espectador uma representação precisa dos principais altos e baixos que podem ocorrer nos mercados financeiros.

3. Trading Places (1983)

poster filme trading places

Este pode ser o filme mais engraçado de Wall Street já feito. O enredo divertidamente tece de um Papai Noel bêbado e perturbado para um estudante de intercâmbio de Camarões e, em seguida, um caso infeliz de identidade trocada envolvendo uma roupa de gorila. 

Trading Places é uma farsa do comentário social que está tentando fazer. Este filme definitivamente resistiu ao teste cômico do tempo – então, se você está procurando por risos, não ficará desapontado.

4. Floored (2009)

poster filme floored

Este é um documentário brilhantemente executado que gira em torno dos poços de negociação de futuros de Chicago. Tem uma pontuação elevada no fator educação por vários motivos. Em primeiro lugar, fornece uma visão dos mercados de futuros e negociação. 

Você ouvirá muitas anedotas chocantes e comentários honestos dos entrevistados. Em segundo lugar, o filme destaca a questão do mundo real do jogo vs. comércio real. Este é um filme obrigatório para qualquer pessoa interessada em futuros ou negociações em geral.

5. Chamada de margem (2011)

poster filme margin call

O que acontece quando você ultrapassa sua vantagem? Este filme explica o que pode acontecer em uma escala muito mais ampla do mercado de ações. Em suma, sua conta pode ir da frente para a morte em poucos segundos, quando as empresas de investimento ultrapassam a alavancagem e recebem uma chamada de margem. 

Este filme é quase um terror porque mostra o quão delicado é o nosso sistema financeiro. Ele também não se intimida em expor a ganância e sua queda moral. Kevin Spacey desempenha brilhantemente o papel de Trader Chefe. Não importa o quão profundo você esteja nas negociações, você precisa observar este.

6. Trader (1987)

poster filme rogue trader

Este filme foi feito em 1987 durante o mercado em alta. O filme retrata o lendário gerente de fundos de hedge Paul Tudor Jones e sua empresa Tudor Investments. 

Filmado antes do crash de Wall Street em 1987, Trader analisa as negociações de futuros e o ritmo frenético do mercado durante esse período. Também destaca a riqueza que comerciantes como Jones acumularam antes do crash épico. O filme é uma raridade, mas se você puder encontrar, não hesite em assisti-lo!

7. O lobo de Wall Street (2013)

poster filme o lobo de wall street

Este filme é baseado na história real de um especialista financeiro brilhante, mas depravado, Jordan Belfort, que cumpriu 22 meses de prisão por fraude e lavagem de dinheiro. 

A narrativa é direta e envolvente desde os primeiros momentos. Um filme épico atingiu grandes proporções. Esta foi sem dúvida uma das melhores performances de DiCaprio nas telas de sua carreira. 

Além disso, o indicado ao Oscar Jonah Hill, cuja performance poderia ir de igual para igual com a de DiCaprio, fez um tremendo esforço. Preste atenção a uma cena climática de comer sushi – que é uma das melhores cenas do filme.

O que achou das dicas? Já assistiu a algum filme dos citados? Nos conte nos comentários.