Evite golpes aplicados por email e telefone seguindo estas dicas simples

Golpes aplicados através da internet e do celular vem aumentando exponencialmente nos últimos anos. Isso se dá pelo uso cada vez mais massivo dessas facilidades, em especial a internet.

Pensando nisso, apresentamos a seguir como os golpes mais comuns na internet e no celular são aplicados e o que você pode fazer para se blindar desses ataques maldosos e fraudulentos.

Oferta de emprego

Neste tipo de golpe você recebe um e-mail com uma oferta de emprego que não foi solicitada por você. Essa vaga geralmente não é da sua área de atuação, e sim de um cargo de comprador ou algo do gênero. 

Se você aceitar a ‘proposta’, você receberá um pagamento em cheque ou ordem de pagamento com uma quantia superior ao que o seu suposto empregador ofereceu. A partir disso, o golpista pede que o valor da diferença seja devolvido, e é nesse momento que você descobre que os documentos apresentados pelo golpista eram falsos, perdendo o dinheiro que foi enviado a ele.

Como o uso de redes sociais para profissionais vem crescendo bastante, diversas vagas de emprego não solicitadas estão aparecendo com muito mais frequência, levando àqueles que estão realmente precisando de um emprego urgente a ficarem mais atentos a esse tipo de coisa.

Golpe da loteria

Um e-mail muito convincente simplesmente aparece na sua caixa de entrada com os dizeres que você é o novo sortudo e ganhador de um prêmio na loteria, geralmente em outro país e com uma quantia muito alta.

Para que você tenha acesso a esse montante é preciso que você faça o pagamento de um pequeno valor. Para que isso aconteça, você precisa enviar informações pessoais para que aconteça uma confirmação, e é com isso que você se torna a mais nova vítima de uma fraude, perdendo o dinheiro enviado.

As características mais comuns deste tipo de golpe são:

  • O e-mail não vem de uma empresa, e sim de uma pessoa;
  • Você não é o único ganhador;
  • Você nunca soube que existia essa loteria.

Se você receber uma notícia dessas em sua caixa de entrada, faça uma busca rápida no Google a fim de verificar a sua autenticidade. Ganhar na loteria deve ser uma sensação muito boa, mas somente quando isso acontece de verdade.

Golpe do beneficiário

Você recebe na sua caixa de entrada um e-mail de alguém que precisa fazer uma transferência de dinheiro urgente. Mas isso não é o suficiente, a pessoa geralmente se identifica como pertencente à realeza, ou até mesmo, se trata de um “empresário” que precisa fazer a transferência de milhões para o exterior e que precisa de sua ajuda, e que lhe recompensará com uma parte dos lucros.

Tudo isso parece muito verdadeiro; e muitos detalhes são incluídos na mensagem para que isso aconteça. Porém, o dinheiro sempre atrasa, ao passo que você se vê obrigado a fazer diversos pagamentos pequenos a fim de facilitar a transferência dos fundos.

Se você estiver passando por um momento de muito aperto financeiro, isso se torna um prato cheio para os golpistas de plantão. No entanto, eles não são tão cuidadosos assim com alguns detalhes essenciais.

Um e-mail mal redigido, com diversos erros ortográficos e gramaticais, além do endereço de resposta não coincidir com o remetente são sinais fortíssimos de que tudo isso não passa de uma tentativa de golpe.

Golpe do relacionamento online perfeito

Este tipo de golpe é muito comum em sites de relacionamento e chats pela internet. No entanto, o que parece ser muito bom, neste caso uma pessoa que é a sua alma gêmea, não se passa de um golpista que se aproveita da sua carência emocional para tirar o seu dinheiro.

Esses golpistas são comumente chamados de “catfishers”, e eles procuram usar a identidade de uma pessoa real a fim de parecerem de verdade, passam informações verídicas, porém enviam informações de contato enganosas para aplicarem os golpes financeiros e não serem descobertos.

As características mais comuns desse tipo de golpe são:

  • Em um curto espaço de tempo, o golpista “demonstra” muito afeto;
  • Geralmente trocam a plataforma do site por canais mais privados;
  • E comumente solicitam dinheiro para sanar algum tipo de dificuldade pessoal.

Para que você não caia nesse tipo de golpe, desconfie se a pessoa do outro lado mostrar sinais de afeto que não são muito naturais. Ele(a) vai tentar manipular o seu emocional primeiro, então fique atento(a).

Além da internet, os celulares também são amplamente utilizados pelos golpistas. Vamos agora conhecer alguns deles.

Troca de SIM

Este tipo de golpe acontece quando alguém se passa por você e faz uma solicitação à sua operadora, pedindo que o seu número de celular seja redirecionado para o seu próprio telefone, de modo que o golpista convence a operadora a ativar um cartão SIM controlado por ele.

Com o número do seu celular em mãos, o golpista pode fazer chamadas e enviar mensagens para obter acesso a outras contas de sua posse. Para evitar esse tipo de golpe, fique atento aos sinais, que podem incluir a perda imediata de dados ou da capacidade de se fazer chamadas em seu celular.

Mensagem de phishing

É muito comum associarmos o phishing aos e-mails, porém esse tipo de golpe já se alastrou pelos SMS e pelas mensagens instantâneas. Esse método permite que o golpista acesse o seu telefone e possivelmente a qualquer outra pessoa.

Geralmente você recebe uma mensagem de uma conta que parece ser autêntica —  talvez o seu banco, operadora, um conhecido — e ela disponibiliza um anexo ou um link para um site falso, que é usado para obter suas informações.

Para evitar esse tipo de golpe, mantenha o seu dispositivo atualizado, de preferência com um bom software antivírus e desconfie de qualquer coisa fora do normal.