Quanto custa manter conta e realizar serviços básicos em um banco?

Embora guardar dinheiro em um cofrinho possa funcionar para crianças, um cofre pessoal ou um esconderijo pode não ser o melhor lugar para um adulto guardar o dinheiro ganho com dificuldade. Geralmente não custa nada abrir uma conta bancária, embora você possa ter que atender aos requisitos de depósito e pagar taxas para manter uma conta aberta.

Muitos bancos cobram uma taxa de manutenção de conta bancária, mensal ou anualmente, como regra; como titular de uma conta bancária, você pode ou não estar ciente dessas taxas. Estas taxas, normalmente estão atreladas a um pacote de serviços mínimos fornecidos pelos Bancos, como, por exemplo, um determinado número de saques, transferências para o mesmo banco, transferências para outros bancos, folhas de cheque, compensação de cheques etc.

No entanto, algumas instituições oferecem isenções de taxas se determinados requisitos mínimos forem atendidos.

Depósitos Mínimos

Os bancos geralmente não cobram dos clientes a abertura de contas por um motivo simples: eles querem que os clientes depositem dinheiro para que possam usá-lo para fazer empréstimos.

Cobrar das pessoas tornaria mais difícil atrair o dinheiro de que precisam para operar, o que é contraproducente para os resultados financeiros desejados de um banco. No entanto, as instituições bancárias normalmente exigem um depósito mínimo para que você abra uma conta com elas, ou, pelo menos, para que seja concedida isenção do pacote de serviço e das taxas de manutenção.

Com o advento dos bancos digitais, popularizaram-se as denominadas contas digitais, que tem como característica a desnecessidade de comparecimento a qualquer agência do banco respectivo para sua abertura. Normalmente basta instalar o aplicativo do banco no seu telefone celular, iniciar o procedimento e enviar a foto dos documentos via internet, por intermédio do aplicativo. O banco, então, processará e conferirá se os documentos atendem às exigências estabelecidas e prosseguirá com o cadastramento de senha, login e enviará o cartão para a casa do cliente. Com esta desburocratização e praticidade, os bancos conseguiram isentar ou, pelo menos, reduzir bastante a taxa de manutenção das contas digitais. No entanto, é bom estar ciente que, na maioria dos casos, algumas transações são cobradas, como por exemplo, emissão e pagamento de boletos, saques, transferências, compensação de cheques etc.

Taxas de manutenção

Embora não custe nada abrir uma conta, um banco pode cobrar taxas depois que você fizer isso. Alguns cobram taxas de manutenção ou de conta, que são custos mensais que você tem que pagar para ter uma conta.

Muitas vezes, as contas de poupança não têm taxas de manutenção, embora muitos bancos cobrem taxas de manutenção de contas correntes. Alguns bancos permitem que você evite taxas mensais se você atender a certos requisitos, como manter seu saldo acima de um nível mínimo ou utilizar depósito direto.

Por que os bancos cobram uma taxa de manutenção de conta?

homem cético

Seu banco cobra uma taxa de manutenção de conta bancária? Muitos bancos têm, mas nem todos. 

Essas cobranças ocorrem periodicamente, geralmente anual ou mensalmente. É importante notar que, para alguns bancos, existem maneiras de evitar taxas de manutenção, muitas vezes mantendo um saldo mínimo que varia de acordo com a instituição, ou depositando uma determinada quantia via depósito direto de seu empregador. 

Certas instituições financeiras, principalmente bancos online ou cooperativas de crédito, raramente cobram taxas de manutenção, se é que o fazem.

Se você tem uma conta bancária, provavelmente sabe que muitos bancos cobram de seus clientes muitas taxas diferentes, e uma taxa de manutenção de conta bancária é uma dessas cobranças. Os bancos geralmente precisam cobrar essas taxas se os juros derivados dos fundos de uma conta não cobrirem o custo de fornecer e manter a conta. 

Custos adicionais

Os bancos podem usar uma variedade de taxas acima e além das taxas normais de manutenção. Isso pode incluir custos extras para cancelar uma conta logo após abri-la e para receber extratos em papel em vez de optar por recebê-los por e-mail.

É importante ler os termos e condições com atenção para entender as taxas que se aplicam à sua conta. Sempre pergunte se você não tiver certeza.

Pagamentos de juros

Os bancos geralmente pagam juros sobre o dinheiro que você deposita em uma conta, o que permite que seu saldo cresça com o tempo, mesmo se você não fizer mais depósitos. Por exemplo, se você colocar R$ 1.000 em uma conta com uma taxa de juros anual de 3%, receberá R$ 30 de juros no primeiro ano apenas por deixar seu dinheiro na conta, o que pode ajudar a cobrir o custo de quaisquer taxas.

Se você está se perguntando de que outra forma pode evitar o pagamento de juros de conta bancária, existem várias maneiras além de manter o saldo mínimo em uma grande instituição bancária. Por um lado, os bancos online e as cooperativas de crédito geralmente não cobram taxas de manutenção.

O que achou do conteúdo? Você sabia desses custos ocultos em uma conta bancaria? Se você quer mais conteúdos sobre o tema, continue acompanhando o nosso blog.