Quanto custa manter um cartão de crédito?

homem nervoso

Sempre há um custo associado ao empréstimo de dinheiro, e você deseja ter certeza de que esses custos não o pegarão de surpresa e é importante saber que, sim, o cartão de crédito é uma forma de empréstimo de dinheiro uma vez que o cliente realiza a compra imediatamente e somente realiza o pagamento na data do vencimento da fatura. Assim, saber o custo de um cartão de crédito ajuda você a decidir se deseja usar um cartão de crédito ou optar por outro método de pagamento.

O custo do cartão de crédito varia de acordo com o banco e como você usa. Você pode usar um cartão de crédito de forma totalmente gratuita. Ou, no extremo oposto do espectro, seu cartão de crédito pode cobrar taxas por ter o privilégio de usá-lo. Além disso, se você não pagar todos os seus gastos mensais, estará considerando o custo dos juros ou multas.

O custo do seu cartão de crédito depende de você e da empresa emissora do cartão de crédito. Depois de aprender as taxas associadas ao seu cartão de crédito, você pode ajustar seus hábitos de consumo com o cartão de crédito para minimizar o custo que você paga com as taxas relacionadas a ele.

Você pode usar um cartão de crédito gratuitamente

homem surpreso

Um cartão de crédito não precisa custar nada, mas usar um cartão de crédito de graça exige disciplina. O primeiro passo para evitar custos com cartão de crédito é escolher um cartão de crédito que não tenha uma taxa anual. Quando os cartões de crédito cobram uma taxa anual, é inevitável e aumenta automaticamente o custo de ter um cartão de crédito.

Ao escolher um cartão de crédito, leia os detalhes de preços para saber quais transações terão uma taxa. Adiantamentos de dinheiro, transferências de saldo e transações em moeda estrangeira são mais comumente cobrados como uma taxa de cartão de crédito. Conheça essas taxas antes de começar a usar o crédito.

Use com responsabilidade

Em seguida, depois de receber seu cartão de crédito, você deve usá-lo de uma forma que elimine taxas. É imprescindível pagar o saldo total todos os meses, portanto, não há juros. Você tem que seguir esta regra religiosamente. Qualquer mês em que você não pagar o saldo total, estará sujeito a uma cobrança financeira. 

A única exceção a esta regra é se você tiver uma taxa promocional de 0% nas compras e usar o cartão de crédito para as compras. Observe que, embora alguns cartões de crédito ofereçam uma taxa promocional de 0% sobre as transferências de saldo, qualquer taxa de transferência de saldo aumentará o custo do cartão de crédito.

Sempre pague seu saldo em dia para evitar uma taxa de atraso e, se seu cartão cobrar uma transferência de saldo ou taxa de adiantamento em dinheiro, não use seu cartão de crédito para essas transações. Se o seu cartão cobra uma taxa de transação estrangeira, evite usar esse cartão quando estiver viajando para fora do país. 

Custos anuais do cartão de crédito

Nem todos poderão usar seu cartão de crédito gratuitamente. Se você escolher um cartão de crédito com taxa anual, a taxa será debitada automaticamente no seu cartão no mês. 

Felizmente, muitos emissores de cartão de crédito abrem mão da taxa no primeiro ano, dando a você pelo menos 12 meses para desfrutar do seu cartão de crédito sem nenhum custo. Você pode optar por cancelar o cartão de crédito após o primeiro ano para evitar o pagamento da taxa. Há também a possibilidade de, findo o primeiro ano e verificado pela instituição emissora o seu perfil médio de gastos, contactar a central de relacionamento do banco emissor para que seja negociada a anuidade, podendo ser concedidos descontos e até mesmo a isenção da anuidade.

Taxas anuais mais altas são cobradas em cartões de crédito para pessoas com crédito ruim e em cartões de crédito premium para pessoas com crédito excelente.

Um cartão de taxa anual nem sempre é ruim. Por exemplo, muitos cartões de crédito de recompensa e cartões de crédito premium oferecem vantagens que excedem a taxa anual. 

Pessoas que têm problemas para obter aprovação para outros cartões de crédito podem ter que escolher um cartão de crédito com uma taxa anual até que possam se qualificar para um cartão de crédito melhor.

Quer ter certeza de que está evitando taxas de cartão de crédito? Certifique-se de ler o extrato do seu cartão de crédito todos os meses. Seu extrato de faturamento detalha todas as transações que foram lançadas em sua conta, incluindo quaisquer taxas ou juros. 

Um detalhe importante em relação ao cartão de crédito é que ele deve ser sempre utilizado com disciplina vez que a compra é realizada imediatamente mas o pagamento é postergado para a data do vencimento da fatura. Assim, deve-se ter o planejamento para ter o dinheiro necessário ao pagamento da fatura no vencimento, evitando o seu endividamento com juros muito altos e até a insolvência.

Para mais dicas e informações, siga acompanhando nosso blog!