Como abrir uma conta em dolár?

Conta em dólar: alternativa para quem viaja muito e quer se livrar do IOF

Uma dúvida muito comum a viajantes e investidores é sobre a possibilidade de possuir uma conta bancária em moeda estrangeira. A existência de conta bancária em moeda estrangeira facilita tanto a operacionalização de gastos em viagens e em compras internacionais quanto abre a possibilidade para a realização de investimentos em outros países.

Assim, atende-se à necessidade de diversificação dos investimentos e abre-se a possibilidade de possuir uma reserva de valor em outra moeda com mais estabilidade e força do que o real brasileiro.

Além disso, a conta em dólares pode ser uma ótima escolha se você recebe uma renda dos Estados Unidos, envia dinheiro para o exterior com frequência ou planeja se mudar para o exterior.

Dólares não são apenas a moeda oficial dos Estados Unidos – eles também são comumente aceitos em muitos outros países e por vendedores online em todo o mundo. Se você está realizando muitas transações internacionais, obter uma conta em dólar pode ajudar a cortar custos e tornar mais fácil controlar seu dinheiro.

Por fim, a conta em dólares ou a conta internacional pode facilitar para que se evite carregar grandes quantidades de notas de outras moedas quando for realizar viagens. Uma outra vantagem é que, ao realizar seus gastos com o dinheiro contido na conta internacional, evita-se ou reduz-se a incidência de alguns tributos brasileiros sobre transações realizadas em moeda estrangeira, especialmente por meio do cartão de crédito, e facilita-se a transação evitando-se troco e manuseio de muitas moedas e papel moeda.

O que é uma conta em dólar?

Uma conta em dólares (USD), que também pode ser chamada de conta em moeda estrangeira ou conta em várias moedas, permite que você receba, envie e retenha dinheiro em dólares americanos em vez de libras esterlinas. 

As contas podem aceitar apenas dólares ou permitir que você mantenha seu dinheiro em uma variedade de moedas estrangeiras, dependendo do produto específico escolhido.

Uma conta em dólares pode ser aberta por brasileiros?

mãos contando cédulas de dolares

Os bancos nos EUA normalmente exigem que os titulares de contas tenham números de seguridade social locais e sejam residentes legais nos EUA.

No entanto, hoje já existem alguns bancos e fintechs que estão se especializando na abertura destas contas internacionais para viajantes frequentes ou investidores internacionais.

Quais são os benefícios de uma conta em dólares?

Manter dinheiro em dólares pode trazer benefícios, especialmente se você viaja com frequência para os EUA, recebe pagamentos de clientes em dólares ou pretende se mudar para lá no futuro. No entanto, mesmo que não seja o caso, ter dinheiro em dólares atrai muitas pessoas porque o dólar é uma das moedas mais comumente aceitas em todo o mundo, usada para as necessidades do dia a dia não apenas nos EUA, mas em muitos outros lugares também.

Aqui estão alguns outros motivos pelos quais você pode se beneficiar de manter uma conta em dólares:

  • Envie e receba pagamentos em dólares facilmente
  • Use sua conta em dólares para compras online em sites que negociam em dólares americanos
  • Guarde o dinheiro em dólares e converta-o em outras moedas, obtendo uma taxa de câmbio mais estável do que em relação ao real
  • Escolha uma conta regulamentada pela Financial Conduct Authority (FCA), e você pode ter certeza de que seu dinheiro está seguro pois é uma espécie de Fundo Garantidor que assegura o recebimento do seu dinheiro mesmo em caso de falência do Banco depositário (até o limite de 250 mil dólares americanos)

Taxas de conta em dólares

carteira com cédulas de 100 dolares

Cada conta em dólar vem com custos diferentes, por isso é importante entender as taxas e encargos associados à conta que você deseja abrir.

Mesmo se você decidir abrir uma nova conta em dólares em seu banco regular, as taxas cobradas na conta em dólares serão diferentes daquelas em sua conta corrente em reais. 

Você também descobrirá que existem diferentes termos e recursos. É comum, por exemplo, conseguir um talão de cheques para sua conta em dólares, mas descobrir que configurar um débito direto é impossível.

Por isso, é importante ler atentamente todos os termos e condições dos contratos de abertura de conta e de investimentos e estar atento a todas as taxas, custos e vedações incidentes.

Além disso, é necessário verificar na legislação brasileira a eventual existência de obrigações fiscais (pode ser verificado com o seu contator ou com consultoria financeira especializada) evitando-se transtornos na hora da apresentação da declaração de imposto de renda e outras obrigações tributárias.

Conclusão

Abrir uma conta em dólares pode ser uma jogada inteligente para pessoas que viajam bastante.

Se você trabalha com empresas ou clientes internacionais e paga ou é pago em dólares, a conta internacional também pode tornar sua vida mais fácil e manter seus custos baixos. 

Você também pode encontrar uma conta em dólares à mão se viajar muito ou se quer diversificar seus investimentos, possuindo algum valor aplicado em moeda estrangeira – mas, quaisquer que sejam os seus motivos, fazer algumas pesquisas sobre as opções disponíveis é a melhor maneira de ter certeza de que está atendendo às suas necessidades.

Deixe um comentário se restou alguma dúvida ou se há alguma sugestão ou, ainda, se você já tem experiência neste tipo de conta. Siga nosso blog para continuar recebendo informações de qualidade sobre investimentos e finanças.