Conheça algumas frases sobre dinheiro de acordo com alguns pensadores

Quem nunca ouviu alguma frase sobre dinheiro na vida? Quando isso acontece geralmente ele está relacionado com a vida amorosa ou até mesmo é feito um alerta sobre o “perigo das riquezas”. Pois bem, foi pensando nisso, que a seguir você encontrará algumas dessas frases e o sentido por trás delas.

“O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele.” – Machado de Assis

Apesar de muitas pessoas ligarem a abundância de recursos financeiros à infelicidade, isso não é bem verdade. Inclusive, a imaginação popular tende a acreditar que “ter dinheiro demais” pode ser até um sinal de que alguém está fazendo algo ilícito. Mas, assim como Machado de Assis deixa claro com essa frase, o importante é saber o que fazer com ele. Dessa forma, você terá muitas vantagens!

“O dinheiro não dá felicidade. Mas paga tudo o que ela gasta.” – Millôr Fernandes

Assim como Machado de Assis, a questão da felicidade é apresentada nessa citação. Aqui fica um pouco mais claro a relação prática entre ter dinheiro e ser feliz. O autor entende que o dinheiro é o combustível principal para levar à felicidade. Afinal de contas, se dinheiro fosse ruim, por que teria tanta gente correndo atrás dele?

“Muitos sabem ganhar dinheiro, mas poucos sabem gastá-lo.” – Henry David Thoreau

Aqui entramos na seara do mau uso dos recursos financeiros. O mais importante não é ganhar muito dinheiro apenas, e sim o que você faz com ele. Tem gente por aí que consegue fazer muito dinheiro, mas que tem uma facilidade maior ainda em gastá-lo. Pois é, ter controle das finanças é essencial. Não basta apenas gastar porque se tem.

“O dinheiro não só fala, como faz muita gente calar a boca.” – Millôr Fernandes

Essa pérola tem tudo a ver com o poder que o dinheiro tem. Fica implícito que o dinheiro pode ser usado para causar injustiças. Em alguns casos, aqueles que detém muito poder aquisitivo podem se dar ao luxo de comprar praticamente o que quiserem, inclusive aquilo que não está à venda. Por outro lado, é possível até mesmo “solucionar alguns imprevistos” com o uso dele. No dia a dia, temos muitos exemplos disso, infelizmente.

“O dinheiro compra até amor verdadeiro.” – Nelson Rodrigues

Em se tratando de amor, quem nunca ouviu algo parecido? Pois é! Se você for do tipo romântico talvez isso não faça muito sentido para você, mas para aqueles que curtem uma vida mais prática, faz muito sentido o que Nelson Rodrigues disse.

“Eu gostaria de viver como um pobre, mas com muito dinheiro.” – Pablo Picasso

Essa citação é um tanto quanto ambígua. Por uma lado, podemos entender que não haveria problema em ser pobre, desde que não faltassem recursos para o sustento. Por outro, parece que no fim das contas o dinheiro é importante tanto para quem tem quanto para quem não tem.

“Infidelidade é como apanhar o seu sócio roubando dinheiro do caixa.” – Fernando Sabino

Voltando a falar de amor… Quem nunca se sentiu traído por alguém em quem confiava cegamente? Pois é! Agora, misture todos os ingredientes de uma traição com dinheiro e voilà: você terá um problema ainda maior, porque mexer com o dinheiro dos outros é um pecado gravíssimo.

“Deem dinheiro, não emprestem. Dar só faz ingratos, emprestar faz inimigos.” – Alexandre Dumas (filho)

Aqui existe uma verdade quase que incontestável. Essa citação deixa bem claro que as amizades mais sadias podem ser estragadas quando o dinheiro entra no meio da confusão. Quem nunca emprestou dinheiro a um amigo? Quem nunca recebeu um calote desse mesmo amigo? Pois é! Algumas coisas são difíceis de lidar na vida e uma delas é emprestar dinheiro a alguém que você gosta. Por via das dúvidas, é melhor dar do que perder uma amizade (se o amigo for mesmo verdadeiro e não um aproveitador!).

“O dinheiro não é só facilmente dobrável como dobra facilmente qualquer um.” – Millôr Fernandes

Assim como é fácil manusear as cédulas de dinheiro, também é muito fácil fazer alguém mudar de ideia com algumas oncinhas. Bom, é claro que isso não se aplica a todos. Mas convenhamos que sempre têm aqueles que não tem muito problema em, por exemplo, fazer uma vista grossa quando avista alguns animais como a onça e a garoupa.

“Eu quero dinheiro apenas para ser rico.” – John Lennon

Mesmo que o dinheiro seja um ótimo recurso para resolver os problemas práticos do cotidiano, há aqueles que optam por aumentar o seu patrimônio simplesmente porque desejam, sem ter um motivo válido para isso.

“O dinheiro é um bom criado, mas um mau senhor.” – Francis Bacon

Por trás dessa frase existe uma verdade que muitas pessoas aprendem da pior forma possível. Ter o dinheiro como o seu aliado, como algo que te serve é a melhor forma de lidar com ele. No momento que ele se torna o seu dono, pode ter certeza que muito dificilmente você terá tranquilidade.

“O dinheiro tem que servir, não governar.” – Papa Francisco

Assim como na citação anterior, ter o dinheiro como servo é a melhor opção caso queira ter uma vida mais tranquila na qual o dinheiro não te dominará.