Como ser mais saudável sem estourar o orçamento?

Uma vez que as pessoas andam mais preocupadas com a aparência física do que nunca, é muito comum que haja uma procura maior em relação às academias e a informações que garantam um estilo de vida compatível.

O problema é que algumas pessoas têm dificuldade em adotar um estilo de vida mais saudável sem sacrificar o bolso. É por isso que neste post falamos sobre como ser fitness enquanto você mantém suas finanças sadias. 

Continue a leitura e saiba como ser mais saudável sem estourar o orçamento.

Aproveite o que você já tem

Para quem acha que ter um estilo de vida mais saudável requer rios de dinheiro, você está completamente errado. Isso porque existem muitas opções para se fazer isso. Uma delas inclui a dieta. Outra, a prática de exercícios físicos. Mas independentemente da modalidade escolhida, você pode fazer isso sem gastar muito.

O primeiro passo para conseguir isso é aproveitar o que você já possui. Caso você tenha começado uma nova dieta, você não precisa jogar fora tudo o que tem na despensa e na geladeira para que você tenha mais saúde.

Obviamente que se você quer cortar todo o tipo de gordura, não há muito o que fazer a não ser se desfazer desses tipos de alimento — você pode doar para alguém. Mesmo assim, você pode aproveitar os outros alimentos como cereais e legumes na preparação de refeições mais saudáveis.

Você pode até substituir o mix de alimentos que consome, mas a transição não será tão custosa se você aproveitar bem o que tem e usar a criatividade em seu favor.

Não compre além do que realmente precisa

Já que você está em uma jornada fitness, nada melhor do que fazer do consumo de baixas calorias o melhor amigo do seu bolso. Você não precisa se preocupar em estourar o orçamento, se você adotar um estilo de vida minimalista. Um estilo de vida mais focado em consumir o que realmente necessita.

Não é que você tenha que adotar o estilo de vida dos estóicos, com aquela austeridade excessiva. Você pode comprar apenas os alimentos que necessita para a sua dieta e se manter feliz com o seu estilo de vida.

Mudar drasticamente a dieta pode ser uma grande aliada do seu bolso, caso você tenha uma postura regrada e de consumo do que realmente precisa.

Tenha um plano em mente

Antes de começar qualquer coisa, planeje. Essa é a melhor forma de evitar imprevistos e erros. Na hora de economizar com a alimentação não é diferente. Se você realmente decidiu mudar os seus hábitos alimentares, você precisa ter um plano do que fazer antes de colocá-lo em prática.

É nessa hora que você deve pôr na ponta do lápis tudo o aquilo que você vai precisar. Desde a alimentação até possíveis suplementos e roupas que você terá que comprar.

Lembre-se de que se a sua intenção é emagrecer, você provavelmente terá que renovar o guarda-roupas e, consequentemente, gastar com novas peças. No planejamento, você pode prever quando isso deve acontecer e, se possível, compre itens mais baratos durante esse processo de mudança até que você alcance a forma desejada.

Fique de olho na despensa

Esta dica tem a ver com o que já falamos sobre comprar apenas o que precisa. Isso porque se você comprar demais, você correrá o risco de não usar aqueles alimentos e até mesmo se descuidar com a validade e perdê-los.

Antes de ir ao supermercado, verifique se há necessidade de comprar aquele item. Faça essa inspeção em sua despensa e geladeira e elabore uma lista com aquilo que você deseja comprar para o próximo período (você pode fazer compra semanal ou mensal).

Ao garantir que só os itens necessários serão comprados, você não corre o risco de estourar o orçamento e, de quebra, ainda garante que a sua cesta está repleta de alimentos que farão bem para a sua saúde e forma.

Mude um pouco de tempero

Se você for do tipo de pessoa que quer mudar de estilo de vida, mas que quer fazer isso de forma gradual, atentar aos temperos pode ser a solução. Talvez você não queira adotar uma dieta rígida. Se esse for o caso, combinar novos sabores pode ser a solução que você estava à procura.

Nem sempre você tem que mudar todos os seus hábitos para se sentir renovado e no rumo certo. Às vezes, pequenos ajustes serão o suficiente. Combinar os alimentos que você já está acostumado e preparar pratos que você ainda não experimentou pode ser a melhor saída.

Não faltam blogs de receitas saudáveis e até mesmo vídeos no Youtube que ensinam uma infinidade de pratos super criativos e apetitosos. Basta que você se dê a oportunidade de tentar e experimentar novos sabores que agregarão ao seu paladar e bolso.