Como ser mais produtivo durante os meses mais agitados

Alguns meses do ano podem ser terrivelmente conturbados. Para os negócios, isso pode ser uma coisa boa ou uma ruim, depende de como você enxerga isso.

Se você estiver planejando fazer grandes mudanças no seu negócio, saiba que certos meses do ano não são o melhor momento para implementar o seu plano.

Mas isso não significa que você ainda não possa ser produtivo e ter uma boa quantidade de projetos concluídos.

Abaixo, confira 6 dicas que garantirão que as contas sejam pagas e que você se mantenha emocionalmente em paz.

1. Tenha um escritório em qualquer lugar

O que você precisa trazer consigo para realizar seu trabalho? Se você for um freelancer, por exemplo, você precisa de poucas coisas. Isso inclui um notebook, internet, um celular e, talvez, um caderno.

Em alguns casos, você pode precisar carregar alguns arquivos ou papelada. Para isso é melhor comprar uma caixa de arquivos básica ou algo semelhante para ter tudo guardado em segurança.

2. Reduza a quantidade de reuniões

Ter tempo para conversar sobre assuntos com o seu coach de negócios é um tempo bem gasto. Mas chega uma hora que você precisa reservar um tempo para si mesmo e tirar uma folga — talvez por alguns dias.

Durante os meses mais agitados, você tem que priorizar seu tempo e saber onde ele será gasto com eficiência. À medida que as coisas começam a acalmar, você pode remarcar essas conversas e reuniões e voltar a uma rotina normal.

Até lá, reduza o número de reuniões que você tem com sua equipe ou com seu mentor. E não se preocupe, eles entenderão porque você precisa cortar essas distrações por um pequeno espaço de tempo.

3. Terceirize algumas coisas

Terceirizar o trabalho não é sinônimo de redução de receita. Muito pelo contrário, essa estratégia pode alavancar o seu negócio, pois permite que ele escale de tamanho ainda mais rápido.

Além disso, mesmo que você adore trabalhar, saiba que terceirizar uma tarefa pode trazer benefícios. Um exemplo seria o tempo que você poderia gastar com a sua família ou viajando.

Você conhece algum amigo freelancer que você pode trocar serviços de vez em quando para ajudar a concluir um projeto para o qual você não tem tempo? Não seria uma boa ideia se você contratasse alguém para dividir as tarefas caso esteja sobrecarregado?

Aprenda a eliminar distrações e lute contra a sobrecarga, pedindo ajuda. Terceirize o trabalho que você não pode concluir ou que não tem tempo para fazer, e poupe-se da dor de cabeça.

4. Tenha uma conversa franca com sua família

Durante os meses que têm muito trabalho, você provavelmente viaja bastante ou passa muito tempo trancado em seu escritório. Então, como você equilibra o tempo gasto com a família e os amigos sem atrasar o seu trabalho? A melhor solução é ter uma conversa franca.

Certifique-se de que seu cônjuge, família e amigos entendam que você tem que trabalhar algumas horas por dia, mas que isso lhe permitirá passar tempo com eles em outro momento do dia.

A sua empresa paga as contas de casa, portanto, não tenha medo de lembrá-los desse fato. Se você precisar de várias horas sem perturbações, deixe isso bem claro. Se você tiver que ir a um outro local para ter mais privacidade, avise a seus amigos e familiares que você voltará logo.

5. Use fones de ouvido para entrar no clima

Esta é uma dica de produtividade super simples, mas é uma solução muito eficiente para quando você precisar trabalhar longe do espaço tranquilo do seu escritório em casa.

Leve bons fones de ouvido com você para todos os lugares!

E fones de ouvido decentes não têm que custar muito dinheiro. Se você fizer uma busca na internet, muito provavelmente, encontrará diversos modelos baratos.

Se você não conseguir encontrar um quarto silencioso longe dos amigos e da família durante o dia, basta colocar seus fones de ouvido e pôr algumas músicas para tocar. Qualquer ruído de fundo, ou interrupções, desaparecerá — isso permitirá que você entre em um modo de trabalho produtivo.

6. Aproveite os horários diferentes

Se você simplesmente tem muitas tarefas para fazer e não consegue encaixar todo o seu trabalho pendente em poucas horas todos os dias, considere trabalhar durante os horários alternativos — aqueles que geralmente ninguém estaria fazendo algo de muito produtivo.

Levante-se de manhã cedo ou fique acordado mais tarde à noite quando todos os outros estiverem dormindo.

Essa não é uma situação ideal, mas você só está fazendo isso por um pequeno espaço de tempo.

Você sabe quando o seu corpo e mente reagem melhor. Portanto, aproveite os sinais que eles enviam para aproveitar melhor os momentos do dia em que você pode usar para maximizar a sua produtividade durante os meses do ano que são naturalmente mais agitados.