Como controlar suas finanças usando o celular

Está perdido em suas finanças, elas fugiram do controle e não consegue se organizar? Então este post é para você! Aprenda a se organizar usando um objeto que você provavelmente já carrega para todo lado: o aparelho de telefone celular.

Com as dicas e informações que você encontra aqui, vai otimizar o uso do seu telefone e finalmente obter meios de controlar suas despesas e receitas, obtendo mais clareza da sua situação financeira e ampliando as possibilidades de planejamento e poupança.

A organização e o planejamento são os pilares na sua caminhada de independência financeira e construção de riqueza!

Vamos começar!

A forma mais simples de usar o celular para o controle e organização de suas finanças é utilizando um aplicativo qualquer de notas para registrar toda e qualquer despesa assumida. De forma muito rápida, é possível acessar um arquivo de texto ou em forma de tabela e começar a registrar os gastos.

Uma vez habituado a lançar os gastos, passe a categorizá-los, quer no mesmo momento do lançamento, quer no dia do mês em que se senta para realizar o fechamento do orçamento mental.

Outra ideia é utilizar um grupo de Whatsapp como caderno de registro, oportunizando que todos os membros da família lancem concomitantemente as suas despesas a fim de obter um registro único familiar.

Não é necessário instalar qualquer aplicativo sofisticado e que rapidamente vai cair no desuso para alcançar seu objetivo de ter finanças mais organizadas. Basta anotar a data, a natureza da despesa, o valor gasto e a categoria e assim, ao final de cada mês, você saberá com precisão e com o uso de uma calculadora quanto de sua renda foi gasta em lazer, alimentação, moradia, compras, saúde, educação etc.

Adicionando tecnologia

Como em quase todas as searas, na área das finanças também proliferam aplicativos que prometem auxiliar o usuário em seu controle financeiro, respeitando o sigilo de seus dados e de suas movimentações financeiras.

Se você é da turma que curte tecnologia e aplicativos e procura uma forma mais sofisticada e moderna para controlar seus gastos, você também pode utilizar o celular baixando e instalando os aplicativos destinados ao controle de receitas e despesas.

Em uma rápida pesquisa você vai encontrar uma quantidade enorme de aplicativos para IOS e Android, cada um com um tipo de interface e funcionalidades, de modo que o ideal para escolher o seu é mesmo instalar dois ou três deles e testar para identificar aquele com o qual mais se identifica e se adapta.

Aqui vão algumas dicas para escolher o melhor aplicativo para você.

Dicas para escolher um aplicativo de controle financeiro

A fim de identificar aquele aplicativo que melhor se adequa às suas necessidades, sugerimos que observe os pontos seguintes.

Antes de qualquer coisa, o aplicativo escolhido deve ser leve, seguro, intuitivo e rápido. Busque avaliações na internet de usuários reais e assista a vídeos e tutoriais para conhece-los. Pense em questões que podem atrapalhar a usabilidade como o tempo necessário e a facilidade para realizar lançamentos. Se você levar muito tempo para fazer seus lançamentos, rapidamente irá desistir do aplicativo e abandonar o seu uso, falhando em seu propósito.

Também é importante que a interface seja amigável e o uso intuitivo, especialmente se você costuma ter dificuldades em fazer uso de programas novos. Quanto maior a dificuldade de operá-lo, mais rápido você perderá o interesse na manutenção de seus lançamentos e controle.

Importante também que você possa realizar testes em versões gratuitas dos aplicativos, o que é oferecido por aplicativos como o Mobills e GuiaBolso. Poder realizar o teste prático com o aplicativo é fundamental para que você verifique se, de fato, você absorverá o novo hábito de realizar lançamentos.

Próximo passo: realizando metas e sonhos!

Uma vez que você se habitue com o uso de seu sistema de controle de despesas e receitas, avance no reconhecimento das despesas que podem ser suprimidas ou reduzidas, passando a estabelecer metas de curto e médio prazo para alcançar objetivos como iniciar uma poupança, aumentar um investimento, comprar bens de consumo, construir patrimônio ou realizar o sonho de viajar para aquele destino inesquecível!

O controle financeiro é fundamental para que você alcance a sua liberdade financeira, gere renda extra, invista, planeje seu futuro e coloque em execução os planos empoeirados nas gavetas.

Lembre-se que é da maior importância conhecer em detalhes o seu orçamento individual ou familiar para que possa identificar onde está sendo gasto o seu dinheiro e estancar as sangrias e fechar ralos de despesas antes imperceptíveis, porém corrosivas.

Identificados os pontos de excesso, realize os cortes necessários e fique firme no controle financeiro para atingir metas e para criar segurança financeira para você e para sua família, formando um fundo de reserva para emergências e, a partir daí, começar a trabalhar naqueles projetos de médio e longo prazo.

O gosto por poupar vem quando você percebe que é capaz e rapidamente, adotando o método aqui sugerido, você se transformará num perito em suas próprias finanças.

Siga acompanhando nosso blog para mais dicas sobre finanças, investimentos e educação financeira e deixe um comentário a respeito deste artigo.