Como ajustar o seu orçamento à alta dos preços

Se você tem a impressão de que ultimamente está gastando mais com alimentos, roupas, gás e outros bens essenciais, você não está imaginando coisas. Com toda essa questão da pandemia, vimos os preços de diversos tipos de produtos saltar e, consequentemente, afetar negativamente os nossos bolsos.

Isso significa que praticamente tudo o que você compra está mais caro. Se você estiver enfrentando problemas financeiros, aqui estão algumas dicas de como ajustar seu orçamento em relação aos preços que sobem diariamente.

Então se ligue nas próximas dicas e não fique perdido quando o seu dinheiro parecer que não é suficiente.

Não entre em pânico

Embora não seja muito divertido gastar muito dinheiro com as coisas que você compra o tempo todo, uma hora os preços irão ficar estáveis. Com a recuperação econômica, com as interrupções da cadeia de abastecimento e até mesmo as condições climáticas extremas podem ter um efeito negativo sobre os preços dos bens de consumo.

Mas quando as coisas se acalmarem e chegarmos a uma sensação de normalidade, há muito esperada, os preços deverão ser menos voláteis — o que implica uma maior estabilidade.

Reveja seus gastos

Diferentes partes do país estão reabrindo em ritmos variados, mas é seguro dizer que nos últimos meses as pessoas estão saindo mais do que no ano anterior. Isso significa que seus hábitos em relação aos gastos mudaram, mesmo que você não se dê conta disso. 

Mesmo sem saber quem você é, podemos apostar que você está gastando muito mais com gás, entretenimento e passeios ao livre. Com isso, tente manter um registro de gastos por duas semanas para que você possa identificar as áreas do seu orçamento que voltaram a subir sem que você tenha percebido.

Volte ao essencial

Faça da economia do seu dinheiro uma prioridade ao voltar a fazer todas aquelas coisas que você possa ter deixado de lado por um tempo. Isto pode incluir a comparação de preços antes das compras, o uso de cupons e compras em lojas físicas em vez das on-line (caso se sinta confortável em fazer isso). 

Por exemplo, as compras que você faz pessoalmente no supermercado te possibilita comparar e economizar no local. Além disso, você geralmente tem mais opções disponíveis e a possibilidade de usar cupons, vendas em lojas e também é possível receber descontos com programas de fidelidade nesses estabelecimentos.

Tente cortar os gastos

O seu orçamento não precisa ser tão ortodoxo. Ao invés, revise as principais categorias do seu orçamento e procure pelas áreas que você pode fazer alguns cortes. 

Caso sinta necessidade, mude para um orçamento mais básico pelo período de algumas semanas (ou meses) a fim de conseguir respirar por alguns momentos. Além disso, tente negociar tarifas mais baixas nas contas do dia a dia como telefone, internet e seguros. Fazer ligações telefônicas vale a pena se você conseguir manter algum dinheirinho extra no seu bolso a cada mês.

Faça dinheiro extra

Dependendo do seu nível de ocupação e de seus compromissos familiares, considere um trabalho em meio período ou um trabalho paralelo para conseguir pagar as contas.

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro extra que não envolvem um trabalho formal com CLT.  Você pode fazer serviços em sua vizinhança como faz-tudo, pintar o muro do vizinho, vender bolos de pote, vender objetos que não usa mais pela internet, aproveitar os marketplaces disponíveis para se cadastrar e vender uma coisinha aqui e ali, dentre muitas outras atividades. Use o dinheiro que conseguir para melhorar o seu orçamento ou utilizá-lo como uma reserva de emergência.

Se você considerar alguma atividade on-line, existem algumas opções como:

Redação de conteúdos

A redação de conteúdos, mais especificamente de artigos, está relacionada, majoritariamente, com os blogs. Através desses artigos você pode fortalecer a sua imagem, construir autoridade e atrair clientes interessados em um produto em específico.

Se você deseja trabalhar com redação de conteúdo, saiba que a grande maioria das empresas terceirizam esse tipo de serviço; o que garante mais chances de trabalho, especialmente de uma forma mais direta, sem a necessidade de contratos tão formais de trabalho, podendo atuar diretamente de sua casa.

Venda de Infoprodutos

A criação de infoprodutos está diretamente relacionada aos produtos digitais e os seus respectivos marketplaces. Você pode simplesmente criar um infoproduto em qualquer nicho de seu interesse, como: cursos online, audio books, e-books, entre outros.

Esse negócio é bastante escalável e você pode lucrar bastante com eles. Além disso, o custo para a criação de um infoproduto geralmente é bem menor se comparado a um físico.

Marketing de Afiliados

O Marketing de afiliados tem relação direta com o mercado dos infoprodutos. O trabalho consiste basicamente em divulgar produtos de sua escolha pela internet com o seu link, a fim de receber uma comissão por cada venda; os infoprodutores também podem se beneficiar do marketing de afiliados.