5 maneiras de economizar dinheiro para comprar uma casa

Comprar uma casa ou apartamento não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, elaboramos uma lista com dicas que você pode utilizar em sua vida para ajudar no processo de arrecadação de recursos para essa empreitada. Ela também pode ser usada para outras atividades de sua vida. Aproveite!

1 – Tenha um orçamento melhor

O primeiro passo ao economizar dinheiro é a elaboração do orçamento. Se você não sabe para onde seu dinheiro vai todo mês, é impossível obter recursos para o seu objetivo.

Primeiro, reserve um tempo para analisar os seus extratos bancários e todos os pagamentos com cartão de crédito. Atente-se onde você está gastando mais dinheiro. Saiba o quanto você gasta com aluguel, empréstimos e alimentação.

Em seguida, leve em consideração o quanto você gasta mensalmente com coisas não essenciais como entretenimento, restaurantes, etc. Um aplicativo de orçamento pode ajudá-lo a automatizar esse processo se você não quiser fazer os cálculos você mesmo.

Depois de categorizar suas despesas, procure por aquelas onde você possa reduzir os gastos. Defina um orçamento realista para cada categoria e mantenha-se fiel a ele. Certifique-se de separar uma certa quantia para si mesmo no início de cada mês. Essa parte não deve ser opcional.

2 – Acabe com os maus hábitos

Suavizar ou cortar completamente um mau hábito pode ajudá-lo a juntar centenas de reais todos os anos. Considere abandonar esses hábitos e colocar no seu bolso o dinheiro que você usaria com as atividades que não te trazem benefícios. Veja abaixo alguns hábitos péssimos que acabam com o seu dinheiro:

Comprar por impulso: se você é propenso a comprar por impulso, seja de forma presencial, seja on-line, você bem que poderia tentar reduzir esses gastos. Cancele a assinatura de e-mails para que você não veja constantemente esse tipo de oferta na sua caixa de entrada. Com isso, você vai economizar bastante dinheiro e evitar um monte de bagunça na sua residência.

Levar comida para casa: fast food é muito prático, pedir para embrulhar comida para comer mais tarde é melhor ainda, não há como negar isso. Apesar dessas facilidades, isso não é tão legal para o nosso bolso. Da próxima vez, experimente cozinhar algumas refeições em casa toda semana, em vez de pedir comida fora. 

3 – Considere mudar de emprego

A troca de empregos e o recebimento de um salário mais alto podem ajudá-lo a economizar dinheiro para alcançar o seu objetivo.

Navegue pelos sites de vagas e comparação de salários para ver se você ganha tanto quanto as pessoas que trabalham em funções semelhantes. Se você descobrir que seu salário está abaixo da média, considere usar essas informações como motivos plausíveis para pedir um aumento ou, talvez, uma promoção no emprego atual.

Se você não gosta muito do seu emprego atual ou não está conseguindo um aumento de salário, considere a possibilidade de procurar posições melhor remuneradas para as quais você se qualifica.

4 – Aumente sua renda 

Em tempos de trabalho sob demanda, está bem mais fácil do que nunca ganhar dinheiro fazendo a sua própria agenda e lucrar bastante com isso. Abaixo estão algumas ideias que você pode usar para começar:

Pegue algum trabalho freelance

O trabalho freelance é um tipo de ocupação que permite que você realize algumas tarefas para os seus clientes a partir do conforto de sua casa. Contratar suas habilidades como escritor, fotógrafo, artista, músico e muito mais pode colocar dinheiro no seu bolso, além de permitir que você faça o seu próprio horário.

Seja um motorista de aplicativo

Empresas como Uber e 99 podem ser ótimas alternativas para quem deseja fazer uma renda extra. Se você tem um trabalho em tempo integral, você pode maximizar seus ganhos dirigindo nos fins de semana ou à noite. Geralmente, esses são os momentos da semana em que a demanda por corridas aumenta e os preços são mais atrativos para quem dirige.

Tome conta de animais domésticos

Muita gente adora os seus amigos peludinhos e fofos, mas nem todo dono de pet tem tempo para passear e cuidar do animalzinho. Tomar conta desses bichinhos e levá-los para passear pode se tornar uma ótima fonte de renda extra.

Teste aplicativos e sites

Muitas empresas de desenvolvimento de software precisam de usuários comuns para testar os seus aplicativos e websites para ter certeza de que são fáceis de usar. Sendo assim, considere se inscrever em uma plataforma de testes e ganhe dinheiro quando você compartilhar seu feedback.

5 – Economize de forma automática

Se você é o tipo de pessoa propensa a fazer compras por impulso, talvez você queira levar em consideração a possibilidade de automatizar a forma que você economiza dinheiro. O processo é bem simples. A única coisa a se fazer é decidir o quanto você quer economizar, assim que receber o seu salário.

Entre em contato com o seu banco e autorize um saque automático de sua conta principal para uma conta de poupança separada. Seu banco automaticamente fará o saque de sua conta principal mensalmente e o depositará em uma conta separada.

Isso pode ser bastante útil para quem tem problemas em administrar o próprio dinheiro. Quando você torna seu dinheiro menos acessível, você se sente menos tentado a comprar coisas de que não precisa.

Basta lembrar de agendar seu saque para o dia do seu pagamento ou quando você souber que terá dinheiro suficiente para arcar com a transferência. Com essa simples decisão você pode juntar dinheiro suficiente para alcançar os seus objetivos.