5 dicas para te ajudar a pagar as contas na data certa

Não é incomum que o brasileiro deixe de pagar alguma conta simplesmente porque esqueceu. Esse descuido pode causar uma cobrança a mais e gerar uma bola de neve difícil de conter lá na frente.  

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar a ser mais organizado na hora de pagar as suas contas e que, consequentemente, te possibilitará aproveitar melhor o seu tempo pensando nas coisas que realmente importam. Aproveite!

Configure o pagamento automático

Muitos serviços financeiros, como cartão de crédito, por exemplo, oferecem a possibilidade de fazer ajustes na configuração e agendar o pagamento automático de faturas. Isso não é exclusividade deles, é possível agendar o pagamento de contas de luz, água, enfim, tudo que você necessitar.

Com os aplicativos que temos na atualidade, esse processo se torna ainda mais fácil e a tendência é que essa facilidade melhore a cada dia. Portanto, ao configurar as suas contas para o pagamento automático você terá mais tranquilidade em saber que as finanças estão sob controle.

Ponha um lembrete na sua agenda

Uma alternativa ao agendamento de pagamentos é a possibilidade de aproveitar a agenda que você possui em seu celular para fixar um lembrete de que precisa pagar determinada conta em um determinado dia. Simples assim.

Essa opção pode ser bastante útil para quem não tem tanto traquejo com o uso dos aplicativos já mencionados ou porque pode acontecer de não haver saldo disponível na conta corrente para ser debitado no dia do pagamento agendado.

De qualquer modo, lembrar que a conta precisa ser paga é uma forma muito válida de evitar problemas futuros por conta de atrasos nos pagamentos.

Ajuste as datas de vencimento

Se você possui vários cartões de crédito — que provavelmente deve ser a sua realidade — , não seria melhor definir as datas de vencimento para a mesma data? Ao fazer isso, não será preciso se preocupar tanto para lembrar se você já pagou a conta do dia 1º ou do dia 11. Faz sentido?

Ao usar essa estratégia, você correrá riscos menores de pagar as contas com atraso, o que pode gerar uma cobrança de juros que poderia ser evitada.

Cadastre-se nas listas de lembretes dos credores

Além do que já foi mencionado, você pode recorrer às mensagens diretas de quem você precisa fazer o pagamento. A depender da empresa, você pode escolher receber mensagens que te lembrarão de fazer o pagamento na data correta.

Aqui, você deve considerar se deseja receber mensagens diretamente em seu email ou mensagens de SMS. Vale lembrar que nem sempre as duas modalidades estão disponíveis. Caso você seja o tipo de pessoa que detesta receber mensagens de cobrança, optar pelos métodos mencionados nos itens acima pode ser a melhor estratégia.

Considere ter um plano de gerenciamento de dívidas

Uma alternativa que pode ser considerada a mais completa e talvez a mais complexa é o planejamento financeiro. Neste item, não apenas as dívidas são consideradas. Aqui entra todo o orçamento, incluindo a receita (o dinheiro que entra) e as despesas.

Com ele é possível ter uma visão mais ampla das suas finanças e, aliado ao controle de pagamento de dívidas (considerando os dias de fechamento de fatura, pagamento de contas, etc), você dificilmente terá que pagar juros ou multas por deixar de honrar o seu compromisso na data correta.

Portanto, procurar ter mais organização por meio do planejamento pode ser o passo que faltava para você corrigir esse pequeno problema.